terça-feira, 25 de agosto de 2009

Brincadeira para dias de chuva


Hoje, está chovendo de novo... então, lá vai uma dica de brincadeira para fazer em dias de chuva.
O bom é que o material necessário se resume a algum pedaço de papel, que pode ser de revista ou jornal, pode ser uma folha de rascunho, pode ser colorida ou branca e pode até ser de papel especial do Japão (se você não tiver dó de gastar essas preciosidades...).
Do que estou falando? Só pode ser de origami, ou, falando em português, de dobraduras.

Eu adoro fazer dobraduras, e quem me conhece, vai fazer uma pelo menos uma vez na vida. Meu pai vivia por onde ia, com um saquinho cheio de pedaços de papel, dobrando estrelinhas. Já fiz dobraduras mini-mini e dobraduras gigantes. Já passei horas desvendando mistérios de diagramas de dobraduras mais complexas.
E finalmente, já passei muitos bons momentos da minha vidinha, ensinando gente a fazer dobradura. Até para deficientes visuais já dei oficina de origami.
Agora que vocês já sabem da minha mania, escondam os papéis de mim ou entrem na brincadeira também.


Minha dica de site está em inglês, mas nada que impeça alguém de começar a fazer origamis:
Ah! Essas dobraduras das fotos, são um brinquedo muito conhecido: o come-come, que já vi gente chamando de unha de gato. Qualquer dia eu arranjo o passo a passo para vocês.



segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Bernúncia


"Olê Olê Olê Olê Olá
Arreda do caminho
que a bernúncia vai passar
A bernúncia é bicho brabo
Que engoliu mane João
Come pão, come bolacha
Come tudo que lhe dão"

Olhando assim de repente, você pode até pensar que esse bichão ai é um boitatá... mas não... essa é uma legítima bernúncia, a primeira e única que fiz, junto com a Lova e nossos alunos do CEU (uma época que tenho saudades demais da conta...).

A bernúncia é um personagem do boi-de-mamão catarinense. Além de ter suas semelhanças com o boitatá, também dizem ter parentesco com o dragão chinês. Da família dos bichos papões, que comem e encantam criancinhas, a bernúncia tem uma cabeça grande que abre e fecha a boca, e um corpo dançante, formado por pessoas que já foram engolidas.


Fazer uma dá muito trabalho. Mas quando a ajuda é grande, não há monstro que nos segure... Nessa bernúncia até as mães ajudaram costurando o corpo de tecido e bordando figuras. A cabeça, feita de embalagens de isopor, foi pintada pelas crianças.


Deu até pra fazer uma bernúncia bebê...
Quem quiser saber mais sobre como esse bichão surgiu, lá vai a dica de um ótimo site sobre cultura popular: http://www.jangadabrasil.com.br/revista/setembro70/fe70009a.asp

sábado, 1 de agosto de 2009

Camila

Esta postagem era para ser uma surpresa de aniversário, mas está saindo com um pouco de atraso, compensado por uma dose a mais de carinho...
A Camila, é aquele tipo de amiga que eu conheci antes de conhecer... ou melhor, conheci através das palavras da Ro. E foi por isso que achei mais justo a Ro escrever este post. Afinal, a Ro nunca escreveu aqui, e já estava na hora (quem sabe agora ela entre na brincadeira de blog também...).
Lá vão as palavras da Ro e sua seleção de fotos da Camila:


  • Pegar as tampinhas
  • Buscar as caixas
  • Escrever o projeto
  • Ligar para a Pri
  • Pedir os rolinhos
  • Perguntar sobre a reunião
  • Verificar o endereço onde vai ser a oficina...
Iniciar postando uma lista de coisas a serem ditas ou feitas é um bom começo para apresentar da Camila do grupo Muriquinhos. As pessoas do grupo são bem organizadas, mas a Camila... é extremamente organizada. É comum você estar conversando com ela e de repente ela sacar uma dessas listinhas para ver se não se esqueceu de falar nada. Ela diz que não consegue lembrar de tudo, por isso usa esse recurso.


A Camila brinca tanto com a memória que entre tantos brinquedos pesquisados e pensados pelo grupo, um dos nossos jogos da memória foi pensado por ela. É um dos brinquedos mais encantadores e visualmente muito bonito. Feito com tampinha de suco e um suporte de papelão ou madeira. O restante fica por conta da imaginação.
Agora o que define mesmo e Camila é sua transparência, ela fala com os olhos. Nada fica por vir, sempre deixa clara sua posição referente a um determinado assunto. Talvez isso explique a sua relação com as crianças. É muito verdadeira.


Se você tiver uma idéia cuidado... ela não descarta a possibilidade de virar realidade. Matuta, analisa... até virar fato. Quando isso não acontece é porque não tinha que ser mesmo.
Foi a partir da sólida amizade entre nós que surgiu o projeto “Uma Coisa Puxa a Outra”, com a parceria também da Monique (outra muriquinha que deve ser apresentada brevemente). O que tínhamos em comum? O olhar para o brincar na sua essência. Com o tempo descobrimos. Logo descobrimos outros com esse olhar e com o tempo, formou-se o grupo Muriquinhos.
Mas como nem tudo são rosas,como a Camila mesmo diz,... vou contar que às vezes ela é um pouco atrapalhada, mas sempre se sai muito bem.
Falar de cada muriquinho não é tarefa fácil, mas para falar de uma amiga como a Camila é preciso várias postagens em vários blogs, não só do Muriquinhos. Tenho muito carinho e admiração por ela.
É bom deixar registrado aqui uma coisa que digo sempre para a Camila e Priscila quando elas fazem uma criação ou mesmo quando falam uma coisa muito bacana.
“Que bom que sou sua amiga”.
Rosana Roza