A Vivekinha foi o primeiro lugar onde tive aula de arte com crianças. Não, não escrevi errado. Eu era a professora, mas quem mais ensinava eram as crianças. Não sei bem ao certo quando foi que elas tomaram posse do espaço e começaram a comandar. Eram crianças de 4 (às vezes 3, ou quase 2) até 12 anos. Nós nos reuníamos aos sábados de manhã. Eram preciosas 3 horas, que passávamos mergulhados num ambiente de criação e convivência artística. Ai de mim se eu, por algum motivo tivesse que faltar. Com certeza seria motivo de reclamação e protesto nas "reuniões de grupo" que serviam para cada um do grupo dar sua opinião sobre como as coisas andavam. Tinha dia que era para apresentar novas ideias de trabalhos, tinha dia que era para discutir a organização da hora do lanche, e muitas e muitas vezes era para dar bronca em alguém que estava se comportando mal. Esses meus professores mirins eram muito exigentes. Eles defendiam a Vivekinha com unhas e dentes.
Foi muito triste quando tive que deixar a Vivekinha. Sinto saudades até hoje. As crianças daquela época já estão grandes. Algumas já têm suas crianças. Algumas já estão na faculdade ou saíram dela.
A Vivekinha continua existindo. Mudou de endereço algumas vezes. Ganhou outros professores/alunos. Mas ela ainda mora aqui no meu coração. Fica em uma rua bem do lado do Muriquinhos, que aliás, deve ser seu parente.
E por que não juntar Vivekinha e Muriquinhos em uma oficina? Quem sabe essa não seja a primeira de muitas oficinas dessa dupla...
Nenhum comentário:
Postar um comentário