domingo, 23 de março de 2014

Pegadas do brincar


Nos últimos anos, o grupo Muriquinhos tem realizado vários cursos para educadores. Isso porque, com o tempo, percebemos que quem precisava aprender a brincar eram os adultos.
Nas crianças era bem mais fácil cutucar o brincar. Era só fazer uma brisa brincante e as crianças já estavam brincando.
Com os adultos o vento tinha que ser mais forte. Muitas vezes era necessário um vendaval para conseguir mudar o olhar, postura e o viver dos adultos.
Para aprender a brincar é preciso se entregar a ele. Não basta olhá-lo de longe e formular teorias. Também não vale brincar de mentira.
"As crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade." Mário Quintana
E foi com essas inquietações que o grupo começou a se dedicar aos cursos para educadores. Em muitos desses cursos, acabamos encontrando novos murqiuinhos e trocando muitos saberes.
Brinquedos do Pato
Foi o que aconteceu no último curso, o Pegadas do Brincar. Um curso em duas oficinas para os educadores do Fábrica de Cultura do Jardim São Luiz.
Em uma das propostas, os grupos de participantes foram desafiados a criar um espaço de brincar com os materiais e condições disponíveis. A proposta ampla gerou soluções diversificadas: uma cabana, um teatro de sombras, uma maquete, um campo de capubol (capoeira com futebol), uma garagem com brincadeiras de rua e um labirinto.






Em outra parte do curso, houve construção e exposição de piões, exposição de outros brinquedos e construção livre.


Teve gente que emprestou brinquedos para a exposição.

Dominó de figuras musicais da Paula

Pebolim levado pelo Azeite
Teve gente que conseguiu encontrar outras soluções e aperfeiçoamentos para os brinquedos.









E todos nós brincamos muito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário