segunda-feira, 30 de março de 2009

Barangandão


Um dos brinquedos da nossa coleção que sempre faz sucesso é o barangandão. Eu pessoalmente gosto dele porque ele reune qualidades visuais (um monte de barangandão junto é uma dança das cores), sonoras (algumas pessoas dizem que parece chuva, outras que lembra o som de uma fogueira...) e corporais (seu corpo gira com o barangandão).
Aprendemos ele com o Adelsin, no livro Barangandão Arco-Íris que é uma boa sugestão para quem quer conhecer outros brinquedos da cultura popular.
Hoje em dia, você encontra o barangandão sendo feito de vários jeitos. O nosso jeito está neste manual que fizemos (e colocamos no começo da postagem)
Para brincar, basta segurar na ponta do barbante e girar na vertical. Outra opção é jogar para cima e observar o barangandão caindo (faça isso num lugar com o teto beeeeem alto, ou sem teto).
Para guardar, você deve "pentear" os "cabelos" do barangandão (fitas de crepom) e enrolar delicadamente no corpo de jornal. Quando terminar, é só enrolar o barbante por cima e o barangandão vira esse rolinho simpático e comportado da primeira foto.
Eu acho que já fiz mais de mil barangandões na minha vida, e ainda não me cansei!!!






9 comentários:

  1. Essa é mto interessante!vou fazer!

    ResponderExcluir
  2. Mauro, como você foi a primeira pessoa a deixar um comentário no blog do muriquinhos, quero te dar uma prendinha. Por favor, deixe seu email para que eu consiga te pedir os dados necessários, ou, se preferir, escreva seu endereço de correspondência para envio da prendinha surpresa. Meu email é pri.okino@uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Entre tantos brinquedos que fazemos, pesquisamos e inventamos esse parece ainda ser o que mais encanta as crianças. Talvez pelo o seu colorido e simplicidade. Quantos mais simples melhorrr.
    Esse brinquedos se assemelha com aquela pedra que as crianças amarram na ponta da linha para pegar a linha da pipa que caiu...

    ResponderExcluir
  4. Olá estava procurando um modo de esse brinquedinho...que achei o máximo!!!
    Não sabia nem o nome, imagine o trabalho que tive pra encontra-lo...vi várias maneiras de fazê-lo, porém a que ensina da melhor forma é a sua...obrigada.

    Luana - SP

    ResponderExcluir
  5. Olá! Você pode me passar a história deste brinquedo? Adoro fazê-lo com os alunos, também já devo ter feito mais de mil destes, mas não encontro a história. Sei que no livro barangandão arco-íris que tu sitou tem né? Mas não encontro este livro por aqui em Novo hamburgo. Pode mandar algo pro meu e-mail? greiceweber@sinos.net

    ResponderExcluir
  6. Greice,
    Este brinquedo nasceu em Salvador / Bahia numa atividade com muitas crianças que misturaram papel crepom com o brinquedo barangandão que já conheciam.
    O barangandão é um objeto (pedra, caroço de manga, pau...) amarrado numa linha com que os meninos brincam de muitas maneiras.
    Em Minas é conhecido como Birimbau.
    Estas informações foram retiradas do livro que você citou e de mais um:
    Barangandão Arco-iris – Adelsin.
    Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil – Renata Meirelles.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, muito simples, e podemos trabalhar com as crianças.

    ResponderExcluir