segunda-feira, 4 de maio de 2009

Corrupio

Nesta semana, estaremos lá no Colégio Maria Imaculada (SP) ensinando a garotada do 6ºano a fazer alguns brinquedos. Uma das turmas vai aprender o corrupio. Então, aproveito para postar mais um passo a passo do nosso manual.

O corrupio, ou currupio, ou corrupiu é um brinquedo da cultura popular.
No site do Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira eles citam outros nomes: bufa-gato, currupicho, gira-botão e roncador.
Esse brinquedo encanta pelo movimento que produz: "parece que ele tem sua força própria". Ao movimentar-se, produz um som, que provavelmente originou o nome corrupio.
O Oscar conta que quando era criança levou umas boas broncas por "pegar" emprestados botões de roupas de professoras e outros adultos que tinham o tamanho perfeito para fazer corrupios...
Quando um muriquinho ensina a fazer o corrupio, ensina também a desejar. E desejar já é em si uma grande brincadeira.



5 comentários:

  1. Muito interessantes essas brincadeiras que, além de divertidas são ecologicamente corretas!!!
    Espero que não se importe se eu linkar algumas no meu blog de educação ambiental!!
    http://teiaonline.blospot.com

    Parabénspelo Blog!!
    Amei!

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse blog!!!!!!!!!!!!!!!!
    Convido-os a dar uma espiadinha no meu que trás um pouco do meu trabalho no berçário e alguns brinquedos alternativos para bebês:
    http://queroumcolinhoeprimeirospassinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. eu gostei
    alias foi meu pai que me ensinoua fazer o corrupio e tambem ele conta que brincava com o brinquedo
    .................................................seria bom essa modalidade entrar para a as olimpiedas
    pelo menos eu participaria.......

    bjs
    muito bom o blogg
    visitem o meu tbm é tonn_macedo@blog.com deixem uma postagem
    obrigado!...

    ResponderExcluir
  4. Olá Tonn, qual é o endereço do seu blog? Viajei na ideia de uma olimpiadas só com brincadeiras populares...

    ResponderExcluir
  5. meu blog é tonn_macedo@blog.com
    e para maiores contatos
    tenho orku e msn
    orkut= tonn.ca@hotmail.com
    msn= tonn_macedo@hotmail.com

    ResponderExcluir