quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Os brotos já estão crescendo... #Jequiti nas Escolas



Mais uma vez o Muriquinhos esteve na escola Lotufo, uma das escolas participantes do projeto Plantando Brincadeiras, colhendo consciência, parceria com a Jequiti e a Cooperativa Crescer. Agora foi na semana das crianças, acompanhando as oficinas de brinquedos com materiais resgatados. 

A brincadeira começou muito antes. Após escolherem os brinquedos que seriam feitos nas oficinas, foi feita uma arrecadação de materiais específicos com a colaboração de todos os professores, alunos e funcionários juntamente com a doação feita pelo Jair e pela Jequiti, de embalagens e tampinhas.  Esses materiais foram organizados em um “sucatário” num espaço disponibilizado pela escola. Alguns grupos utilizaram esse local como sala de aula, com preparação de seus kits de bonecos.


Depois de tanta preparação... Mãos a obra. No dia da oficina as crianças fizeram seus brinquedos com características de cada grupo. 



Tinham brinquedos iguais feitos de maneiras diferentes. Exemplo: puxa-puxa pintado com tinta ou lápis. Jogo da velha de palito de sorvete ou apenas desenhado. Bonecos com tampinhas de plástico ou metal. 


Essa diversidade foi a riqueza do trabalho, escolher, buscar, criar, fazer... além de conseguirem construir um  brinquedo pra si, fizeram mais dois diferentes que doaram para crianças de algumas casas abrigos.

Para finalizar fizemos uma brincadeira popular da cultura infantil. Depois de algumas contações de história por um fio, as crianças fizeram algumas tramas com barbante e mostram algumas possibilidades de brincar.
Parabéns para as professoras multiplicadoras desse trabalho: Elisangela, Katia, Sandra e Nubia . É um caminho grande a ser percorrido, mas vale muito a pena. O planeta agradece. 
Postagem escrita pela Rosana.

Ah 1! Esse acompanhamento teve participação da Rosana e do muriquinho mirim Thomás...

Ah 2! E ainda deu tempo de jogar futebol de botão com botões e gol improvisados... Essa ideia do gol feito de pote de sorvete eu já coloquei nos meus arquivos...
Observação: os "Ahs"são um acréscimo meu...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Priscila faço artesanato em crochê e encontrei você através do meu filho Kauê que é aprendiz do Oscar no Ateliê de Capoeira da Fábrica de Cultura no Jd São Luiz. Muito legal o projeto de vocês, adorei..Parabéns!
    Abraços, Karina

    http://ninabarbantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir