sábado, 4 de abril de 2009

Constelações

Hoje, um pouco antes de virar amanhã, recebi um email da Camila sugerindo um texto, um relato de uma experiência. Fiquei muito feliz, pois se eu puder contar com sugestões dos outros muriquinhos com certeza o blog vai ficar muito mais interessante. Para agradecer a sugestão, procurei uma foto que pudesse ser colocada em harmonia com o texto. Achei esta que "emprestei" de um link que recomendo, pelas imagens e pelo texto.
Agora vou ficar esperando outras contribuições dos que já são muriquinhos e dos que estão descobrindo que podem ser também.
Segue o texto da Camila:
Foto extraída do site http://archives.starbulletin.com/2001/05/27/features/story1.html (no mesmo link uma ótima reportagem de "muriquinhos" estrangeiros)
“As crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade…
Triste de quem não conserva nenhum vestígio da infância…”
Mário Quintana

Havia milhões de estrelas no céu. Estrelas de todas as cores: brancas, prateadas, verdes, douradas, vermelhas e azuis. Um dia, elas procuraram Deus e lhe disseram:
- Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra entre os homens.
- Assim será feito, respondeu o Senhor. Conservarei todas vocês pequeninas como são vistas e podem descer para a Terra.
Conta-se que, naquela noite, houve uma linda chuva de estrelas. Algumas se aninharam nas torres das igrejas, outras foram brincar de correr com os vaga-lumes nos campos; outras se misturaram aos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada.
Estas estrelas estão em cada criança, com o brilho e a espontaneidade.
Desde o início do nosso grupo MURIQUINHOS tivemos a certeza do quanto somos multiplicadores do conhecimento que aprendemos a cada encontro com os pequenos, os médios e os grandes...
Vou dividir com vocês uma destas certezas.
Em 2007, alguns alunos de uma escola em São Paulo aprenderam tramas com barbante e um certo dia uma criança me chamou e falou:
“- Olha só o que eu faço com elástico!”
E me mostrou carrinho do Batman, foguete, balão, estrela, laço... dentre outros. Esta criança teve a capacidade de transferência do conhecimento adquirido para outro material, o elástico, e multiplicou com os amigos, virando uma verdadeira “febre”. As tramas com elástico viraram exercício diário das mãozinhas das crianças. Além de favorecer a linguagem e a expressão mais verdadeira da criança, o Brincar, a atividade possibilitou o respeito ao momento e a situação trazida pelo grupo, o trabalho com a coordenação motora e o resgate da cultura popular de brinquedos manuais.
As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que agem, sentem e pensam de um jeito muito próprio, construindo o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópias da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e transcendência.
Esta magia que nos encanta a cada dia...

CAMILA BRUNO

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