quinta-feira, 9 de abril de 2009

Vai e vem

O vai e vem é um brinquedo muito simples e também é fácil encontrar tutoriais explicando como fazer um com materiais reciclados, geralmente com garrafas pet.
Antigamente, era um brinquedo industrializado. Encontrei fontes que afirmam que foi inventado na Itália, em 1976, mas não tenho certeza disso.
Acho que até hoje em dia é possível comprar um vai e vem que não seja artesanal, mas, pessoalmente, acho os reciclados muito mais charmosos.
E falando em charme, o vai e vem que produzimos no grupo Muriquinhos é esse:

Ele segue a nossa premissa de aproveitar ao máximo a cor e o formato das embalagens. E para esse objetivo precisamos ter o olho bem atento.
Para fazer esse vai e vem abelhinha é preciso de duas garrafas de Fanta (qualquer sabor) ou de refrigerante Convenção. O "funil" ou "gargalo" dessas garrafas é arredondado, o que dá ao corpo do vai e vem uma cinturinha. As listas amarelas e pretas complementam o visual de abelha.
O interessante é que ao brincar com o vai e vem realmente produz-se um som parecido com o zum zum da abelha.
Se você quiser o passo a passo nos escreva.

E assim eu fui... mas depois eu volto!


10 comentários:

  1. Pri,
    Você engatou uma primeira!!!! Dicas, dicas, dicas. Este vai e vem é o meu preferido. Lindo.

    Beijoooooo
    Camila.

    ResponderExcluir
  2. Espero que vc coloque aqui a bolinha maluca é dos brinquedos que adorei aprender!!!!!
    beijo Edna

    ResponderExcluir
  3. Opa! Que bolinha maluca? Será mais uma de suas invenções, Pri?
    Beijoooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. Então, vou ter que fotografar a tal da bolinha...

    ResponderExcluir
  5. presiço de mais coisas sobre o vai e vem !!
    me ajudem

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. por favor preciso que vc me ensina o passo a passo minha filha tem q fazer um brinquedo de garrafa pet,e achei lindo o vai-vem de joaninha obrigada,conto com sua atençao

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcia,
    o passo a passo do vai e vem está neste outro blog do qual cuido:
    http://maozinhaboa.blogspot.com/2009/04/vai-e-vem.html
    beijos e boa brincadeira

    ResponderExcluir
  9. por favor voce pode me ensinar como é o passo a paso,eu gostei muito do de abelhinha.
    bom desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  10. O passo a passo está no blog do Mãozinha Boa:
    http://maozinhaboa.blogspot.com/2009/04/vai-e-vem.html
    Um abraço

    ResponderExcluir