Esta frase, retirada do documentário "Criança, a alma do negócio" é a fonte de energia do Muriquinhos.
Isso porque entendemos o brincar como uma coisa muito séria, muito além de um simples passatempo, ou seja, da ocupação de tempo da criança.
Inauguro com a indicação deste vídeo (dividido em seis partes) o marcador "brincar pra quê?" do nosso blog.
CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO
Um documentário sobre publicidade, consumo e infância.
Produtora: Maria Farinha Produções
Direção: Estela Renner
Produção Executiva: Marcos Nisti
Sinopse:
"Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?" Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real, este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.
Outras partes:
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Créditos
Nossa Pri... Muito sério este documentário. A mais pura verdade. Por isso, a cada dia mais temos que multplicar o que acreditamos enquanto grupo.
ResponderExcluirBeijo,
Camila
Ca, eu já sou meio avessa à televisão... depois desse documentário, então... Ainda bem que ainda conheço muita criança que adora brincar...
ResponderExcluir