terça-feira, 14 de abril de 2009

Boitatá


Quem será esse com olhar penetrante, ao mesmo tempo encantador e assustador?
É o Boitatá, um brinquedo gigante feito com base numa lenda indígena brasileira. Esse charmosão foi feito para a apresentação das alunas da Camila, em 2008. Mas aqui na foto só aparece o close... o corpo dele é tão colorido e atrativo quanto a cabeça. É nele que as crianças se escondem, transformando-se em parte do Boitatá e fazendo seu corpo dançar.
E assim os medos e assombros vão sendo deglutidos e digeridos na nossa infância...

"Há também outros (fantasmas), máxime nas praias, que vivem a maior parte do tempo junto do mar e dos rios, e são chamados baetatá, que quer dizer cousa de fogo, o que é o mesmo como se se dissesse o que é todo de fogo. Não se vê outra cousa senão um facho cintilante correndo para ali; acomete rapidamente os índios e mata-os, como os curupiras; o que seja isto, ainda não se sabe com certeza." (in: Cartas, Informações, Framentos Históricos, etc. do Padre José de Anchieta, Rio de Janeiro, 1933)

3 comentários:

  1. OI Pri aqui poderia´dar dica como se faz um boitatá
    Edna

    ResponderExcluir
  2. Ah! O boitatá a gente faz com a imaginação e o material que estiver à mão...
    Mas quem é melhor pra dar dica de como fazer uma boa cabeça de boitatá é você, né Edna Muriquinhossauro...

    ResponderExcluir
  3. Este Boitatá da foto fez o maior sucesso entre as crianças...Era um tal de sai e entra de gritos e sorrisos: devagar, devagar... Me pego rindo sozinha ao lembrar as cenas.
    Amei! Edna e Pri, Obrigada.

    ResponderExcluir