terça-feira, 21 de abril de 2009

Influências (texto de Camila Bruno)


"O mais importante e bonito do mundo é
isto: que as pessoas não são sempre iguais,
não foram terminadas, mas que elas estão
sempre mudando, afinam e desafinam.
Verdade maior é o que a vida me ensinou”.
(Guimarães Rosa)
Ser MURIQUINHO: hereditariedade ou causa ambiental?
Diante do depoimento da Pri, a respeito do seu pai, que foi um multiplicador do Brincar, me sinto à vontade para contar para vocês a história de um representante do grupo dos Muriquinhos mais experientes, aqueles que nos aproximam da sabedoria, da autenticidade, da riqueza ao construir um brinquedo.
Meu avô, Sr. Carlos, com 85 anos, que há 60 anos constrói bolas. No começo de sua história ele costurava bolas em uma fábrica com couro legítimo, era um funcionário do brincar. Quando se aposentou, a brincadeira permaneceu na sua vida, mas com um propósito maior: ver o sorriso e escutar as palavras de encantamento, ao entregar a bola para alguma pessoa.Hoje a bola é construída com sobras de material sintético, pois não se utiliza mais o couro, e isso o aproxima da filosofia do grupo, construir brinquedos com materiais reutilizados. Ele corta os gomos, pinta-os, estuda o melhor posicionamento e depois costura um por um, com a câmara dentro. Por fim, enche a bola com um compressor. Todo este ritual, dura aproximadamente dois dias inteiros. Ele acorda e dorme, construindo bolas... Todos nossos amigos conhecem as bolas do Sr. Carlos, que ele presenteia com tanto carinho. E quando ele faz para determinada criança, quer saber se ela gostou, se brincou, se ficou feliz... É isto que alimenta a sua alma, e muitas vezes falamos para ele descansar, e ele responde que construir bolas é o que ele mais gosta de fazer, por isso não cansa!
Agora, fica para cada um de vocês... a lembrança dos Muriquinhos que nos tornaram amantes do brincar por suas influências, por suas histórias, por suas causas ora hereditárias, ora ambientais!
“Nos olhos dos jovens arde a chama, nos olhos dos velhos brilha a luz." (Albert Camus)
Texto: Camila Bruno



3 comentários:

  1. A cada dia vamos identificando mais um muriquinho a nossa volta. Isso me faz pensar que muriquinho é mesmo aquele que faz o que gosta com a alma.
    Adorei essa postagem.
    Beijos
    Rosana

    ResponderExcluir
  2. E eu sou uma das crianças que ficou feliz ao ganhar uma bola feita pelo Sr Carlos...

    ResponderExcluir
  3. Camila, se puder contar a seu avô que muitas crianças que já puderam brincar com suas bolas ficaram muito felizes. Inclusive crianças nem tão novas assim, algumas com 20, 30, 40, 50... anos.
    Sempre que posso conto a história dele e um dia ainda quero passar alguns momentos ao seu lado.

    ResponderExcluir