quinta-feira, 23 de abril de 2009

Um universo inteiro para pesquisar


Geralmente, quando apresentamos o grupo Muriquinhos, dizemos que é um grupo que pesquisa brinquedos e brincadeiras. Hoje em dia, nossa "coleção" é bem grande e tem gente que pergunta onde foi que conseguimos tantas informações. Eu costumo responder: "em toda parte".
Pode ser em livros: desde as velhas enciclopédias até publicações mais recentes de outros grupos pesquisadores. Pode ser na internet e em todo o seu universo virtual. Pode ser perguntando para algum sábio das brincadeiras. Mas o melhor mesmo é pesquisar na fonte real, onde a brincadeira acontece...


"Oi Pri, quando eu vi esta brincadeira lembrei do muriquinhos.
Eu estava com a Lisa no campinho e vi alguns garotos brincando de bolinha de gude, coisas que nossas crianças do Colégio não sabem.
Bem que a Rosana poderia ensinar para as crianças de lá.
As regras, eles vão modificando conforme os interesse deles. Pedi para tirar foto e eles deixaram. Fiquei ali a tarde vendo a brincadeira, e ia perguntando como eles jogavam. Percebi que adoraram ficar lá me ensinando, iam contanto as regras. É claro que eu não consegui aprender todas as regras.
Veja se dá para colocar no blog dos Muriquinhos. Seria legal a gente fotografar algumas brincadeira de rua e colocar no blog, vou pesquisar as regras da bolinha de gude, ai eu te mando."
(email que acabei de receber da Edna. As fotos foram tiradas por ela)



E para quem ficou na dúvida se a Lisa é uma muriquinho também... uma foto dela no campinho de pesquisa.

Um comentário:

  1. Edna,
    Pra mim esta é a Educação por INTEIRO que tantos pesquisadores se referem!Que momento prazeroso. Qual é o lugar da sua pesquisa?
    Você reparou nas mãozinhas? Tão relaxadas...

    Beijooooo
    Camila Bruno

    ResponderExcluir